CINEMA NO MUSEU DA GUARDA - NOVE SEMANAS DE CINEMA
_SETEMBRO_
5 de Setembro, às 21.30, no Museu da Guarda
_
A GRUTA DOS SONHOS PERDIDOS de WERNER HERZOG
Alemanha, 2010, 90’, Cores, M/6
Documentário
Sinopse
Durante mais de 20000 anos, as Grutas Chauvet estiveram completamente seladas por uma enorme pedra, escondendo o seu interior incrustado a cristal, do tamanho de um campo de futebol e recheado com os restos de gigantescos mamíferos da Idade do Gelo. Em 1994, um grupo de cientistas descobriu as grutas e encontrou centenas de pinturas cristalinas, espectaculares obras de arte datando de mais de 30000 anos – quase o dobro de outra qualquer descoberta do género – uma era onde os Neanderthal ainda habitavam a Terra, e ursos das cavernas, mamutes e leões da Idade do Gelo eram a população dominante da Europa. Desde então, poucas pessoas tinham tido acesso às Grutas Chauvet, e o verdadeiro significado do seu conteúdo permaneceu desconhecido – até que Werner Herzog conseguiu autorização para lá fazer um filme. Filmando em 3D, Herzog capta a beleza e a maravilha de um dos mais inspiradores locais da Terra, ao mesmo tempo que divaga, no seu inimitável estilo, sobre os seus habitantes originais, o nascimento da Arte e as curiosas populações que rodeiam hoje em dia as grutas.
Trailer http://www.youtube.com/watch?v=Ga8fBcLSzJE
NOTA
O programa pretende através do Cinema ao ar livre, proporcionar uma maior proximidade do público aos museus da região Centro, divulgar e desenvolver a cultura cinematográfica em espaços diferentes do usual.
A iniciativa aborda filmes que têm como característica principal, terem sido filmados integralmente ou parcialmente, em espaços museológicos, também, reflectir a relação que o Cinema estabeleceu sempre com as outras artes, nomeadamente, a actual relação entre o cinema, os museus e galerias dedicados à arte contemporânea.
_
QUINTAS-FEIRAS. 21:30 HORAS - ABERTURA PORTAS 21:00H
BILHETE 1€
_
Organização: DRCC – Museus no Centro e Museu da Guarda
Parceiros: Fila K Cineclube (Coimbra) e Cineclube da Guarda (Guarda)
Sem comentários :
Enviar um comentário