terça-feira, 27 de agosto de 2013

“Cinema nos Museus – Nove Semanas de Cinema” ( de 18 de Julho a 12 de Setembro )

 

CINEMA NO MUSEU DA GUARDA - NOVE SEMANAS DE CINEMA

_AGOSTO_

29 de Agosto, às 21.30, no Museu da Guarda

_

A ARCA RUSSA de ALEKSANDR SOKUROV

Rússia, 2002, 96’, Cores, M/12

Drama 

e21675a60_342612250211

Sinopse

2.000 actores, 33 salas do Museu Hermitage, 300 anos de História da Rússia ensaiado durante 3 meses, filmado de uma só vez, num único plano-sequência de 90 minutos.

Um realizador contemporâneo encontra-se, misteriosamente, no Museu Hermitage no início do séc. XVIII. É invisível para todos os que o rodeiam, excepto para um cínico diplomata francês do séc. XIX, que também não sabe como foi parar fora da sua época. Os dois empreendem uma extraordinária viagem pelo tempo, num filme que recompõe o conturbado passado russo, e que recria os maiores eventos históricos que tiveram lugar no Hermitage, onde várias gerações de Romanov viveram, amaram e morreram. Aleksandr Sokurov retrata todo o seu esplendor entre a guerra e a revolução, fundindo Arte e História numa viagem intemporal.

Este é um filme verdadeiramente singular ao misturar tecnologia de ponta, uma narrativa inovadora e um estilo único de realização, criando um acontecimento sem precedentes na história do cinema: um filme de ficção sem um único corte num contínuo movimento de câmara.

Sokurov conta uma história que atravessa 300 anos da História da Rússia com mais de 3.000 actores e figurantes, um guarda-roupa sumptuoso, cabeleiras de época e três orquestras ao vivo num dos maiores palácios do mundo, o Hermitage de São Petersburgo. Após três meses de preparação e ensaios, o filme foi feito num único dia: 23 de Dezembro de 2001.

Com  Vladimir Baranov, Mikhail Piotrovsky, Sergey Dreiden, Maria Kuznetsova, Leonid Mozgovoy, Maxim Sergeyev, Yuliy Zhurin

 

NOTA

O programa pretende através do Cinema ao ar livre, proporcionar uma maior proximidade do público aos museus da região Centro, divulgar e desenvolver a cultura cinematográfica em espaços diferentes do usual.
A iniciativa aborda filmes que têm como característica principal, terem sido filmados integralmente ou parcialmente, em espaços museológicos, também, reflectir a relação que o Cinema estabeleceu sempre com as outras artes, nomeadamente, a actual relação entre o cinema, os museus e galerias dedicados à arte contemporânea.

_

QUINTAS-FEIRAS. 21:30 HORAS - ABERTURA PORTAS 21:00H

BILHETE 1€

_

Organização: DRCC – Museus no Centro e Museu da Guarda

Parceiros: Fila K Cineclube (Coimbra) e Cineclube da Guarda (Guarda)

Sem comentários :

Enviar um comentário