segunda-feira, 9 de setembro de 2013

“Cinema nos Museus – Nove Semanas de Cinema” ( de 18 de Julho a 12 de Setembro )

 

CINEMA NO MUSEU DA GUARDA - NOVE SEMANAS DE CINEMA

_SETEMBRO_

12 de Setembro, às 21.30, no Museu da Guarda

_

É O AMOR de JOÃO CANIJO

Portugal, 2012, 135’, Cores, M/12

Drama

teste3

Sinopse

Caxinas, zona piscatória de Vila do Conde. A relação entre os pescadores da zona e as suas mulheres funda-se tanto na confiança como na dependência recíproca e total para a sobrevivência. A mulher confia e depende do pescador para ganhar a vida e o pescador confia e depende da mulher para zelar pela casa e pela vida familiar. Neste filme sobre o amor, Canijo acompanha um grupo de mulheres no seu dia-a-dia. É aqui que a actriz Anabela Moreira se torna uma delas.
Um filme de João Canijo, depois do sucesso de "Ganhar a Vida" (2001), "Noite Escura" (2004), "Mal Nascida" (2007), "Fantasia Lusitana" (2010) e, mais recentemente, o multipremiado "Sangue do Meu Sangue" (2011).

Com  Anabela Moreira, Sónia Nunes, Cassilda Pontes, Paula Saraiva, Francisco Torrão, Francisquinho

Trailer   http://vimeo.com/62874161

 

Nota de Intenções – João Canijo

«A mulher das Caxinas é um modelo da portuguesa moderna. Esta afirmação contradiz a imagem tradicional de uma peixeira enlutada do Norte de Portugal. Mas foi isso o que descobrimos durante a investigação para este filme. E foi isso que nos encantou.
A força romântica e vital daquelas mulheres, capazes de amar e lutar pela vida - delas e dos maridos -, fez com que se lhes dedicasse um filme.
E este filme é sobre duas mulheres que têm duas maneiras muito diferentes de corresponder à confiança que lhes é dada e pedida. Porque, para além do retrato das mulheres das Caxinas, este é um filme sobre uma amizade que nasce entre duas mulheres muito diferentes: a mestra Sónia e a actriz Anabela.
Sónia é a mestra escolhida para protagonizar o filme, Anabela é a actriz que se infiltra no seu meio para descobrir uma personagem das Caxinas.»

João Canijo

 

NOTA

O programa pretende através do Cinema ao ar livre, proporcionar uma maior proximidade do público aos museus da região Centro, divulgar e desenvolver a cultura cinematográfica em espaços diferentes do usual.
A iniciativa aborda filmes que têm como característica principal, terem sido filmados integralmente ou parcialmente, em espaços museológicos, também, reflectir a relação que o Cinema estabeleceu sempre com as outras artes, nomeadamente, a actual relação entre o cinema, os museus e galerias dedicados à arte contemporânea.

_

QUINTAS-FEIRAS. 21:30 HORAS - ABERTURA PORTAS 21:00H

BILHETE 1€

_

Organização: DRCC – Museus no Centro e Museu da Guarda

Parceiros: Fila K Cineclube (Coimbra) e Cineclube da Guarda (Guarda)

Sem comentários :

Enviar um comentário