terça-feira, 30 de julho de 2013

“Cinema nos Museus – Nove Semanas de Cinema” ( de 18 de Julho a 12 de Setembro )

 

CINEMA NO MUSEU DA GUARDA - NOVE SEMANAS DE CINEMA

_AGOSTO_

1 de Agosto, às 21.30, no Museu da Guarda

_

VIAGEM EM ITÁLIA de ROBERTO ROSSELLINI

Itália, 1954, 97’, P&B, M/12

Drama

viaggio_in_italia_ver3_xlg

Sinopse

Katherine (Ingrid Bergman) e Alexander (George Sanders), um casal londrino rico e sofisticado, viajam até Nápoles com o objectivo de venderem uma casa de um tio recentemente falecido. A relação entre ambos está algo arrefecida e certos aspectos da vida napolitana nada ajudam a melhorá-la. Ela relembra um poeta que a amou e que morreu, embora ela não o amasse, a sua memória recorda-lhe a falta de amor que existe na sua vida. Ela visita os museus de Nápoles e ele mandria por Capri namoriscando as mulheres mas recusando o adultério. No regresso, falam de divórcio. Será que este casal estrangeiro encontrará em Itália o discernimento necessário para salvarem o seu casamento?

Com este filme, Rosselini faz uma mudança radical no rumo do seu cinema da década de cinquenta, deixando para trás um neo-realismo de cariz social, apostando, com “Viagem a Itália”, num realismo interior e emocional.

Este filme foi rodado na cidade de Nápoles. Vamos ter oportunidade de visitar através da escultura o Museu de Nápoles, e também, as escavações nas ruinas de Pompeia.

Com  Ingrid Bergman, George Sanders, Maria Mauban, Anna Proclemer, Paul Muller, Anthony La Penna, Natalia Ray, Jackie Frost, Bianca Maria Cerasoli, Adriana Danieli, Lila Rocco

 

NOTA

O programa pretende através do Cinema ao ar livre, proporcionar uma maior proximidade do público aos museus da região Centro, divulgar e desenvolver a cultura cinematográfica em espaços diferentes do usual.
A iniciativa aborda filmes que têm como característica principal, terem sido filmados integralmente ou parcialmente, em espaços museológicos, também, reflectir a relação que o Cinema estabeleceu sempre com as outras artes, nomeadamente, a actual relação entre o cinema, os museus e galerias dedicados à arte contemporânea.

_

QUINTAS-FEIRAS. 21:30 HORAS - ABERTURA PORTAS 21:00H

BILHETE 1€

_

Organização: DRCC – Museus no Centro e Museu da Guarda

Parceiros: Fila K Cineclube (Coimbra) e Cineclube da Guarda (Guarda)

Sem comentários :

Enviar um comentário