domingo, 10 de maio de 2009

Apresentação


O CineClube da Guarda (CCG) é uma instituição cultural sem fins lucrativos e que tem por objectivo defender, impulsionar o cinema, e divulgar a cultura cinematográfica. As acções desenvolvidas por esta Associação serão, a seu tempo, direccionadas a todas as idades, com o fim de contribuir para a formação cívica da população. Além do aspecto lúdico da cinefilia, também ambicionamos o estímulo intelectual que o cinema proporciona. O CCG conta com projecções regulares de cinema de qualidade, também apostando na divulgação da História do Cinema, preenchendo assim uma lacuna existente na cidade da Guarda quanto a este tema. O CineClube da Guarda promove actividades de formação relativas à temática da Imagem, tentando estabelecer protocolos com diversas entidades que directa ou indirectamente possam contribuir para o sucesso do cineclubismo. Como Associação que é, funciona com base nas expectativas e interesses dos seus associados, cobrando-lhes quotas simbólicas, de modo a integrar activamente os mesmos nas decisões fulcrais do CineClube. Esta actividade tem sido uma mais valia, no sentido em que deu uma maior amplitude de oferta cinematográfica à Guarda, sendo reconhecido o enriquecimento cultural por parte dos espectadores.

Etapas do CCG:
2003
Nasce a ideia de se constituir uma Associação Cultural que possa estar legalmente constituída de modo a poder receber os apoios necessários à conclusão dos seus objectivos.17 de Julho – Primeira reunião da Assembleia-Geral constituinte
2004
11 de Fevereiro - Reúne a Assembleia-Geral constituinte para aprovar a lista candidata. 21 de Maio - Publicação da constituição da associação no Diário da Republica (Número 119, III Série). 04 de Junho - Foi realizada a sessão de inauguração, com a representação da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Português da Juventude (IPJ) e da Federação Portuguesa de Cineclubes. Seguiu-se uma festa de comemoração do início de actividade com a actuação da DJ Play de Plástico, no Bar Zincos. Na sessão de inauguração foi exibido, no auditório do Instituto Português da Juventude (IPJ), o filme “O Comboio” do realizador John Frankenheimer.
2005
26 de Abril - Iniciam-se as projecções no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda com o filme do realizador Paulo Rocha, “A Ilha dos Amores”. 2006 3 de Junho – Comemoração do 2º Aniversário: Oficina “História e Estética do Cinema” orientada por Manuela Penafria – Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior. 25 e 26 de Agosto – Serão/Tertúlia “Olhares Sobre o Mundo Rural”. 2007 9 de Junho – Comemoração do 3º Aniversário: Reposição do filme: “O Comboio” de John Frankheimer Jantar de Cinéfilos Concerto com “Panda Fight” Festa no Zincos Bar com Nuno Mendes 28 e 29 de Setembro – “II Olhares Sobre o Mundo Rural”.
Evolução do nº de sócios entre 2004 e 2008:
Junho - Dezembro de 2004: 85 associados. Janeiro – Dezembro de 2005: 110 associados. Janeiro – Dezembro de 2006: 115 associados.

Porquê o Cineclube?
“Consequência da interioridade”, a cidade da Guarda apresentava uma carência de diversidade cinematográfica. Falta de promoção e conhecimento do cinema feito em Portugal, desenvolvemos esforços para que seja projectado, no mínimo, um filme por mês. Pensamos também que a Guarda possui grandes potencialidades em termos de interesse cinematográfico por parte da população.

Objectivos e actividades:
Em Assembleia-Geral de 17 de Julho de 2003 é votado o nome da associação assim como os Estatutos e o Regulamento Interno. O CCG é constituído por: 1. Sócios efectivos: entidades individuais ou colectivas 2. Sócios honorários: entidades individuais ou colectivas.
Os seus principais objectivos são: a promoção e desenvolvimento do gosto pela cultura cinematográfica; a aproximação ao conhecimento do cinema feito em Portugal e na Europa; a organização de workshops associados a ciclos temáticos; a promoção do debate de ideias, tendo em vista a melhor compreensão do filme visionado; a disponibilização aos associados de DVD’s, livros e revistas que venham a ser adquiridos; a disponibilização, sempre que possível, de críticas dos filmes exibidos, elaboradas por membros do Cineclube ou seus colaboradores.

Acções Empreendidas:
Ciclo John Wayne / Marlon Brando. Organização conjunta com a Mediateca VIII Centenário. Ciclo “Cinema ao ar livre”: exibição de filmes temáticos, ao ar livre, no auditório do Jardim Municipal Teles Vasconcelos. Comentário do Professor António José Dias de Almeida ao filme Manhã Submersa, baseado no romance homónimo de Virgílio Ferreira. Ciclo “Luta contra a SIDA”. Organização conjunta com a Comissão Distrital da Luta Contra a Sida. Ciclo “Curtas Portuguesas”, exibição de Curtas-Metragens Portuguesas no Café Concerto do Aquilo Teatro. Organização conjunta com o Teatro Aquilo. Ciclo “Krzysztof Kieslowski" Ciclo “Antoine Doinel / François Truffaut”. Ciclo Dissonâncias Ciclo de Terror Ciclo “Artes Marciais”. Ciclo de Cinema Ibero-Americano Cinema ao Ar Livre “A Música no Cinema” Ciclo Memórias do Cinema Ciclo Cinema Digital Ciclo Bergman e o Amor Ciclo Juventude Inquieta Oficina “História e Estética do Cinema” com Manuela Penafria (DCA-UBI) Serões de Cinema Ao Ar Livre – “Olhares Sobre O Mundo Rural” – Tertúlia / Lanche Tradicional.

Sem comentários :

Enviar um comentário