segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Encontros Cinematográficos

.

Cinema - conferências no Teatro Municipal da Guarda

http://encontroscinematograficos.blogspot.com/

image

image

Programação Setembro – Dezembro 2010

8 SETEMBRO, às 21.30, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG)

clip_image002

A CORTE DO NORTE de JOÂO BOTELHO

Portugal, 2008, 122’, M/16, DVD

Sinopse

Esta é a história de Emília de Sousa, a maior actriz que o teatro português conheceu nos finais do séc. XIX, que abandonou por uns anos a carreira para se casar com o rico madeirense Gaspar de Barros e transformar-se na baronesa Madalena do Mar. Tão bela quanto Sissi, a imperatriz da Áustria, com quem conviveu no Inverno de 1860/61, decidiu construir um mistério que perdurou por quatro gerações e por mais de um século. Ana Moreira, a protagonista, interpreta Sissi e as mulheres das quatro gerações da família: Rosalina/Emília, Águeda e Rosamund. Adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, o filme retoma um projecto antigo do malogrado realizador José Álvaro Morais (1943-2004).

Com Ana Moreira, Ricardo Aibéo, Rogério Samora, Laura Soveral, João Ricardo

_____________________________________________________________________________________________      

19 OUTUBRO, às 21.30, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG)

clip_image004

Recordações da Casa Amarela de JOÃO CÉSAR MONTEIRO

Portugal, 1989, 120’, M/12, 35MM

Sinopse

Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia-idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.

Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: "Vai, e dá-lhes trabalho!".

E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...

Com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Ruy Furtado, Teresa Calado, Duarte de Almeida, António Terrinha, Violeta Sarzedas, Madalena Lua, João Pedro Bénard, Sabina Sacchi, Inês de Medeiros, Manuel Gomes, Maria Ângela de Oliveira

_____________________________________________________________________________________________      

10 NOVEMBRO, às 21.30, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG)

clip_image006

Aparelho Voador a Baixa Altitude de Solveig Nordlund

Portugal, 2002, 80’, M/12, 35MM

Sinopse

Adaptação a partir do conto homónimo de J.G. Ballard, o mesmo autor de Império Do Sol e Crash

Num futuro próximo, o mundo não é muito diferente do que é hoje, com uma excepção... Há muito poucas pessoas. E nenhuma criança. A raça humana está a caminho da extinção. Por alguma razão as mulheres já não engravidam. As poucas que o conseguem só geram seres mutantes que são imediatamente eliminados pelas autoridades. Judite Foster é fértil: já engravidou por seis vezes. De cada vez, os obrigatórios testes de gravidez mostram que se trata de um mutante e Judite foi forçada a abortar. Agora ela engravida novamente. E pensa - e se os complicados testes que fazem ao feto forem a causa das mutações? Ela e o seu marido, André, fogem da cidade para um hotel numa pequena e decadente estância balnear, na orla do continente, onde não há polícia e não há lei. Lá, Judite fica ao cuidado do enigmático Doutor Gould, que desaparece frequentemente no seu pequeno avião. Onde vai Gould? O que anda a fazer? Os temas do nascimento e da vida, da morte e do futuro misturam-se quando Judite finalmente dá à luz. Só agora Judite e André compreendem que é Gould que detém a chave da sua salvação. Só agora compreendem o significado dos voos de Gould. A solução é absolutamente estranha e animadora. Um novo mundo está a nascer, e Judite e André têm um papel na sua criação.

Com Margarida Marinho, Miguel Guilherme, Rui Morrison, Rita Sá, Canto e Castro, Isabel de Castro

_____________________________________________________________________________________________      

2 DEZEMBRO, às 21.30, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG)

clip_image002[4]

DUAS MULHERES de João Mário Grilo

Portugal, 2009, 99’, M/16, 35MM

Sinopse

Joana (Beatriz Batarda) e Paulo (Virgílio Castelo) são um casal aparentemente feliz, com estabilidade monetária e sem problemas de maior. Ela é psiquiatra; ele tem um cargo de topo numa multinacional. Num dia que parecia igual a todos os outros, Joana conhece Mónica (Débora Monteiro) que, com a sua beleza e juventude, vem representar tudo o que Joana foi no passado e, mais ainda, o que poderia ter sido caso tivesse tido a coragem necessária. Entre elas nasce uma atracção física incontrolável que ultrapassa os limites e que as conduzirá, inevitavelmente, à tragédia.

Com Beatriz Batarda, Nicolau Breyner, Virgílio Castelo, Débora Monteiro